domingo, 23 de abril de 2017

AMBIGUIDADE ESTILÍSTICA E PROBLEMÁTICA


AMBIGUIDADE ESTILÍSTICA E PROBLEMÁTICA

A ambiguidade é um fenômeno linguístico que provoca a duplicidade de sentido, seja de uma palavra ou de uma expressão, que pode gerar múltiplas interpretações.


A ambiguidade estilística é usada de forma proposital. Ela tem o objetivo de criar uma expectativa ou mesmo um determinado efeito no leitor, o que pode ser muito eficaz. É usada intencionalmente em campanhas publicitárias, para exibir um determinado produto de forma divertida e criativa. Os gêneros humorísticos fazem grande uso da ambiguidade para atingir os efeitos desejados com suas piadas, sátiras, críticas, comédias, trocadilhos, enigmas, adivinhas etc. A poesia e a música podem utilizar a ambiguidade como qualidade de um discurso.

A ambiguidade problemática acontece de maneira não-intencional e pode gerar um problema de compreensão durante a comunicação.



AMBIGUIDADE COMO RECURSO ARGUMENTATIVO


      Fábio solicitou o agendamento para a secretária.
          ·    Fábio solicitou o agendamento para ele ou para a secretária?

      Alunos que estudam frequentemente têm notas altas.
          ·     A palavra “frequentemente” refere-se à prática de estudar ou a apresentar notas altas?

    Vou te mandar uma flor pela minha irmã, que está bem cheirosa.
          ·     Quem está bem cheirosa? A flor ou a irmã?

     Havia uma mulher entre a multidão que dava gritos ensurdecedores.
          ·     Quem dava gritos ensurdecedores? A mulher ou a multidão?

     O gerente chamou Maria em sua sala.
          ·     A palavra “sala” se refere à sala do gerente ou de Maria?


 A AMBIGUIDADE COMO PROBLEMA


Na imagem, o homem faz a pergunta referindo-se aos preços do estabelecimento ou se o dono do estabelecimento está bem?


A expressão “chuta” não foi intencional e causou problemas de compreensão. A palavra “chuta” quis dizer “adivinha”, mas foi compreendida no sentido literal da palavra.


Durante a conversa houve uma falha importante na comunicação, que fizesse com que a esposa tivesse uma interpretação equivocada em relação ao que o marido supostamente havia lhe dito em outra ocasião.


Na imagem acima, o menino confunde uma peça que serviria para terminar de arrumar o brinquedo, com o animal "porca" por ser uma palavra de sentido usual.



AMBIGUIDADE NA PROPAGANDA


Através da estratégia de sedução e argumentação, é usada intencionalmente em campanhas publicitárias para exibir um determinado produto de forma divertida e criativa.


A imagem acima foi intencionalmente usada com a pronúncia incorreta do personagem em quadrinhos, como atrativo para vender o carro. No caso, o cliente que comprar o carro “CELTA”, também interpreta que está fazendo “a escolha CERTA”.



A palavra “felicidade” indica que o produto é tão bom, que quando consumido seria possível expressar esse sentimento.

Trata-se de um comercial de desodorante, onde a palavra “cabe”, indica que o produto cabe no bolso por ser pequeno, e ao mesmo tempo, porque é de baixo custo.



AMBIGUIDADE EM LETRAS DE MÚSICA






A Ambiguidade é muito comum nas letras musicais. A letra da música “Gostava tanto de você”, pode ser interpretada pelo amor entre namorados, amor fraterno, por um amigo, amor de filho ou por um filho, ou seja, de acordo com que o leitor do poema ou ouvinte da música está sentindo no momento.

GOSTAVA TANTO DE VOCÊ (TIM MAIA)







Outro exemplo é a música "Panela Velha" do Sérgio Reis, que faz o uso da duplicidade de sentido em sua letra.

PANELA VELHA (SÉRGIO REIS)




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