AMBIGUIDADE ESTILÍSTICA E PROBLEMÁTICA
A ambiguidade é um fenômeno linguístico que provoca a
duplicidade de sentido, seja de uma palavra ou de uma expressão, que pode gerar
múltiplas interpretações.
A ambiguidade estilística é usada de forma proposital.
Ela tem o objetivo de criar uma expectativa ou mesmo um determinado efeito
no leitor, o que pode ser muito eficaz. É
usada intencionalmente em campanhas
publicitárias, para exibir um determinado produto de forma divertida e criativa.
Os gêneros humorísticos fazem grande uso da ambiguidade para atingir os efeitos
desejados com suas piadas, sátiras, críticas, comédias, trocadilhos, enigmas,
adivinhas etc. A poesia e a música podem utilizar a ambiguidade como qualidade de um
discurso.
A
ambiguidade problemática acontece de maneira não-intencional e pode gerar um
problema de compreensão durante a comunicação.
AMBIGUIDADE COMO RECURSO ARGUMENTATIVO
– Fábio solicitou o agendamento para a secretária.
· Fábio solicitou o agendamento para ele ou para a secretária?
· Fábio solicitou o agendamento para ele ou para a secretária?
– Alunos que estudam frequentemente têm notas altas.
· A palavra “frequentemente” refere-se à prática de estudar ou a apresentar notas altas?
· A palavra “frequentemente” refere-se à prática de estudar ou a apresentar notas altas?
– Vou te mandar uma flor pela minha irmã, que está bem
cheirosa.
· Quem está bem cheirosa? A flor ou a irmã?
· Quem está bem cheirosa? A flor ou a irmã?
– Havia uma mulher entre a multidão que dava gritos
ensurdecedores.
· Quem dava gritos ensurdecedores? A mulher ou a multidão?
· Quem dava gritos ensurdecedores? A mulher ou a multidão?
– O gerente chamou Maria em sua sala.
· A palavra “sala” se refere à sala do gerente ou de Maria?
· A palavra “sala” se refere à sala do gerente ou de Maria?
A AMBIGUIDADE
COMO PROBLEMA
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Na imagem, o homem faz a pergunta referindo-se aos preços do estabelecimento ou se o dono do estabelecimento está bem? |
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A expressão “chuta” não foi intencional e causou problemas de compreensão. A palavra “chuta” quis dizer “adivinha”, mas foi compreendida no sentido literal da palavra. |
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Na imagem acima, o menino confunde uma peça que serviria para terminar de arrumar o brinquedo, com o animal "porca" por ser uma palavra de sentido usual. |
AMBIGUIDADE NA PROPAGANDA
Através da
estratégia de sedução e argumentação, é usada
intencionalmente em campanhas publicitárias para exibir um determinado produto
de forma divertida e criativa.
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A palavra “felicidade” indica que o produto é tão bom, que quando consumido seria possível expressar esse sentimento. |
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Trata-se de um comercial de desodorante, onde a palavra “cabe”, indica que o produto cabe no bolso por ser pequeno, e ao mesmo tempo, porque é de baixo custo.AMBIGUIDADE EM LETRAS DE MÚSICA |
A Ambiguidade é muito comum nas letras musicais. A letra da música “Gostava tanto de você”, pode ser interpretada
pelo amor entre namorados, amor fraterno, por um
amigo, amor de filho ou por um filho, ou seja, de acordo com que o leitor do poema ou ouvinte da música está sentindo no momento.
GOSTAVA TANTO DE VOCÊ (TIM MAIA)
Outro exemplo é a música "Panela Velha" do Sérgio Reis, que faz o uso da duplicidade de sentido em sua letra.
PANELA VELHA (SÉRGIO REIS)
Parabéns pelo trabalho!! Muito bem explicado e ótimos exemplos!!
ResponderExcluirObrigada Aline😉
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